CELEBRAÇÕES

Casamentos

Nosso objetivo é confirmar a importância deste GRANDE DIA, que é marcante e inesquecível, desenvolvendo uma cerimônia com a história linda que escreveram durante esse tempo. Uma Celebração do jeitinho que você e seu AMOR sempre sonharam.

O resultado é um discurso leve, agradável, com brilho e emoção que o momento requer. Roteiro PERSONALIZADO desenvolvido em conjunto com os noivos. Não utilizamos roteiros ou cerimônias prontas. Entendemos que cada celebração é ÚNICA.

Não existe no discurso o sermão, pregação ou conselhos. O tempo é aproveitado para falar de AMOR e FAMÍLIA.

Respeitamos a ESPIRITUALIDADE do casal.

Celebramos o AMOR sempre, sem distinção ou qualquer tipo de preconceito. Valorizamos a união hétero e homoafetivas.

Os ritos especiais, que simbolizam a união, podem tornar sua celebração ainda mais emocionante. (Ritos: Areia, baú, vinho, fitas entrelaçadas, caixinha de mensagem, . . .).

A cerimônia pode ser RELIGIOSA SEM EFEITO CIVIL. Você pode confirmar e celebrar a união edificada alguns anos atrás, assinando o termo de casamento em cartório antes da celebração.

Podemos realizar a cerimônia RELIGIOSA COM EFEITO CIVIL, que possui os mesmos efeitos de um casamento realizado em cartório. Porém existem as seguintes VANTAGENS:

• Realiza apenas uma cerimônia, que se torna mais charmosa e oficial;
• Casamento em cartório gera custos de maquiagem, traslados, fotos, vídeo, para apenas ouvir o juiz de paz por 7 minutos confirmar e ler o termo que a escrivã ou escrivão digitou. Existe limite de pessoas para assistir e ABENÇOAR;
• Economia de tempo e recursos;
• Celebrar a cerimônia religiosa com efeito civil é um PRESENTE ESPECIAL que concedemos (você paga apenas as taxas normais do cartório). O valor de investimento para a celebração permanece o mesmo, não aumenta.

O que são Bodas de Casamento?

As bodas são os aniversários de casamento.

Inicialmente eram comemorados apenas algumas bodas mais importantes, como as bodas de prata e as bodas de ouro.

Com o passar dos anos e a agilidade na circulação das informações, outras bodas de anos de casamento começaram a ser valorizadas.

Onde surgiram as Bodas de Casamento?

Não se sabe ao certo onde essa ideia teve início.

Alguns registros datam da Idade Média. Historiadores localizaram em aldeias alemãs indícios de que os casais recebiam coroas de presente em alguns aniversários de casamento.

Essas tiaras eram de prata quando completavam vinte e cinco anos de casadas e de ouro ao completarem cinquenta anos de casadas.

Atualmente as bodas de casamento são comemoradas por diversas culturas ao redor do mundo.

O que significa Bodas?

A palavra “bodas” vem do latim vota, plural de “votum”, que significa promessa, referida ao fato de fazer os votos matrimoniais. Com a confusão do neutro em latim vulgar perdeu seu sentido e confundiu b por v.

Seu significado literal parte para o campo simbólico e representa a renovação dos votos trocados pelo casal no momento do matrimônio.

Uma lenda atribui uma falsa etimologia que na antiga Judéia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito macia. Matar a fêmea do bode, a “boda”, era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome “boda” passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.

Para cada ano, existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.

Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente.

As Bodas de Meses de Casamento

Além das bodas de anos de casamento, também comemoramos e celebramos as bodas de meses de casamento.

Bodas de meses de Casamento:

As bodas de meses de casamento são simbolizadas por elementos doces e delicados, como deve ser este início da vida a dois.

  • Um mês de casamento: Bodas de Beijinho;

  • Dois meses de casamento: Bodas de Sorvete;

  • Três meses de casamento: Bodas de Algodão Doce;

  • Quatro meses de casamento: Bodas de Pipoca;

  • Cinco meses de casamento: Bodas de Chocolate;

  • Seis meses de casamento: Bodas de Plumas;

  • Sete meses de casamento: Bodas de Purpurina;

  • Oito meses de casamento: Bodas de Pompom;

  • Nove mesees de casamento: Bodas de Maternidade;

  • Dez meses de casamento: Bodas de Pintinhos;

  • Onze meses de casamento: Bodas de Chiclete;

  • Doze meses ou um ano de casamento: Bodas de Papel.

O Significado das Bodas de Casamento

Assim como nas bodas de meses de casamento, os materiais escolhidos para representar as bodas de anos de casamento tem relação com o tempo que dura a união.

Dessa forma, conforme o tempo vai passando, materiais mais sólidos são escolhidos para representar as bodas.

São raros e valiosos os materiais das bodas de setenta anos de casamento, de setenta e cinco anos de casamento, por exemplo.

Da mesma maneira, quão comum e frágil é o material que representa o primeiro ano de casamento.

O papel, símbolo da primeira boda de casamento, é frágil e delicado. Assim como é essa nova união. Precisa ser manipulado com cautela para não ser danificado ou destruído.

Assim como o casamento que precisa de cuidado e cautela, pois ainda é frágil e delicado.

Já o estanho ou o zinco, símbolos das bodas de dez anos de casamento, são mais resistentes. Ainda assim não são tão raros nem tão valiosos. Embora o zinco e o estanho não enferrujem facilmente, com o tempo eles podem manchar.

A porcelana, escolhida para simbolizar as bodas de vinte anos de casamento, mostra que mesmo sendo duradouro, todo relacionamento é delicado e requer cuidados.

Bodas de Prata e Bodas de Ouro

As conhecidas bodas de prata acontecem no vigésimo quinto aniversário de casamento.

A simbologia da prata traduz a solidez e a importância de uma relação assim duradoura.

Da mesma forma como o valioso e resistente ouro pode ser riscado ou perder o brilho se não for bem conservado.

Assim fica simbolizado que não importa quanto tempo tenha a relação, os cuidados com o outro e com a vida a dois sempre precisam estar presentes.

Outras celebrações realizadas

15 anos

Batizados

Bodas / Renovação de Votos

Entre em contato

Telefone e e-mail

rodrigocamposcelebrante@gmail.com

Endereço

Rua Campina Verde, 213 Contagem – MG