A cerimônia envolve o plantio de uma árvore pelos noivos, representando cultivo do amor, prosperidade e fertilidade. Da mesma maneira que o casal tomará conta da planta que verá crescer no quintal de casa, também precisará cuidar da relação.
Cuidar de uma árvore não é muito distinto do que cuidar de um casamento: planta-se com amor, rega-se com carinho, e será partilhada com as futuras gerações. Rito perfeito para um casamento ao ar livre e para os casais que amam a natureza.
Uma muda de árvore, um pouco de terra, um regador e uma pá de jardinagem é o kit necessário para este lindo rito. Os noivos derramam no vaso um pouco de terra e regam a árvore.
Esse rito pode ser realizado também assim: A terra e a água podem ser trazidas por representantes das duas famílias, simbolizando a ancestralidade dos noivos; as sementes de amor perfeito podem vir ao altar juntamente com as alianças, simbolizando a nova família que nasce.
Outra forma: os padrinhos colocam adubo, os pais plantam a semente, e os noivos vão regar esse vaso.
Além da árvore plantada com tanto carinho, por pessoas importantes, em meio a desejos de prosperidade, o casal ainda pode distribuir sementes para os convidados, complementando a ideia.