MOMENTOS SIMBÓLICOS

Rito das Velas

O fogo representa o espírito, a chama do amor, a paixão e a vida. Esse rito também é muito utilizado porque inclui, de forma física ou simbólica, a presença das famílias no altar.

-> COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS: São utilizadas três velas para essa cerimônia: uma representando a família da noiva, outra a do noivo, a terceira será acesa para representar a nova família que surge dessa união. Primeiro, os pais dos noivos acendem, cada um, a vela de sua família e entregam aos seus respectivos filhos. O casal une as duas chamas e acende uma nova vela no altar. Nesse momento os dois se tornam um.

Há uma variação desse rito em que os pais do casal acendem e unem as chamas das suas velas e assim acendem a terceira vela, segurada pelos noivos.

Escolham qual formato é o mais adequado. Durante o rito pode ser tocada uma música e o celebrante explica a simbologia do momento.

Ao final, as velas dos pais podem continuar acesas no altar, significando que a luz das famílias continuará a iluminar o novo casal, ou podem ser apagadas pelos noivos, indicando que agora a família é uma só.

->  SOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DO NOIVOS: Cada noivo segura uma vela e juntos, com essas velas, pouco antes do casamento ser oficializado, acendem uma terceira, ainda maior, que fica no altar. As outras duas velas são apagadas, representando a vida de solteiro que ficou para trás. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão um só.

O rito representa o nascimento de uma nova família, uma unidade formada pelos noivos, que nela fundem as suas energias mantendo cada um sua individualidade e personalidade. É essa fusão de energias que dá vida e força ao casamento. Por isso, as três velas podem continuar acesas.

Entre em contato

Telefones e e-mail

rodrigocamposcelebrante@gmail.com

Endereço

Rua Campina Verde, 213 Contagem – MG